1º Ano


CONTEÚDOS DE ESTUDO:
O Deslocamento de pessoas e de povos pela superfície terrestre é algo indissociável da história humana. É um dos princípios fundamentais previstos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo 13:
§ 1. Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de
cada Estado.
§ 2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.
ou
Leia no quadro abaixo:

A migração não é necessariamente algo em si bom ou ruim, apenas mais um entre tantos
comportamentos dos seres humanos. Mas é claro que é uma ação de grande significado. Migrar transforma a pessoa, seu lugar de origem e seu destino.
As causas e as características da migração são muito variadas e se alteram ao longo do tempo. Podem ser decisões de indivíduos ou um fenômeno coletivo. Podem ser a vontade própria ou forças externas ao desejo das pessoas.
Não é incomum a migração ser interpretada como um problema e não como um fenômeno social como tantos outros. Alguns discursos de governantes do mundo todo e também conversas cotidianas transmitem a preocupação com a eventual chegada de pessoas “estranhas”, revelando desconhecimento, medo e preconceito em relação ao migrante.
1. O Brasil é um país de imigrantes. Se você não for indígena, seus antepassados não nasceram no Brasil. Mas mesmo os povos nativos deslocavam-se com frequência pelo território, antes de assim serem forçados a fazer após a invasão dos europeus. O que pode levar as pessoas a emigrarem, muitas vezes para países distantes? É possível classificar os motivos em positivos ou negativos, justos ou injustos?
2. Duas pesquisas realizadas ao final de 2018 indicam o desconhecimento que boa parte dos
brasileiros tem sobre a migração e como encaminhar esse tema. Os imigrantes representam 0,4% da população, mas a percepção dos entrevistados é de que seja 30%, segundo o Instituto Ipsos. E pelo levantamento do Instituto Datafolha, 67% dos brasileiros defendem medidas de restrição à entrada de imigrantes no país. O que explicaria, na sua opinião, essa percepção equivocada sobre o número de imigrantes? E por que esse posicionamento restritivo sobre a vinda de migrantes?


CAPÍTULO I

OBJETIVOS
• Compreender a expansão das populações e suas
dinâmicas desde nossas origens mais remotas.
• Atentar para a diversidade das organizações
humanas no tempo e no espaço.
• Identificar e caracterizar os movimentos
populacionais, como migrações internacionais e de
refugiados.
• Compreender a dinâmica dos fluxos populacionais,
identificando seus efeitos estruturantes na
constituição das sociedades.
• Relacionar fatores econômicos, políticos, culturais e
ambientais aos deslocamentos populacionais.
• Reconhecer a migração e os deslocamentos como
fenômenos sociais.

JUSTIFICATIVA
Os deslocamentos populacionais têm papel
estruturante na constituição dos povos e sociedades
desde o início da civilização humana. Trata-se de um
fenômeno social que certamente leva a conflitos e
exploração, mas também a cooperação e solidariedade.
É, portanto, tema central no mundo atual para a
efetivação dos direitos humanos na prática cotidiana.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BNCC
Competências e habilidades específicas de Ciências
Humanas e Sociais Aplicadas: Competência 1:
EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103,
EM13CHS104 e EM13CHS105; Competência 2:
EM13CHS201, EM13CHS202, EM13CHS203 e
EM13CHS204; Competência 3: EM13CHS302 e
EM13CHS306; Competência 4: EM13CHS401.

TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS
Cidadania e civismo
• Vida familiar e social
• Educação em Direitos Humanos
Multiculturalismo
• Diversidade Cultural
• Educação para valorização do multiculturalismo nas
matrizes históricas e culturais brasileiras.


CAPÍTULO II

OBJETIVOS
• Compreender a estrutura da população e interpretar as
características das pirâmides etárias.
• Conhecer os conceitos de população, povo, etnia e nação.
• Reconhecer a desigualdade de gênero na sociedade e a
necessidade de sua superação.
• Compreender o processo de crescimento demográfico e
os fatores que o condicionam.
• Reconhecer a importância da educação para a melhoria
das condições de vida da população.
• Compreender os conceitos de território e territorialidade.
• Reconhecer que poder e domínio são elementos
constituintes de territórios e territorialidades.
• Identificar as especificidades da constituição das
territorialidades dos jovens, tanto as materiais como as
imateriais (territórios virtuais).
• Avaliar a importância do protagonismo juvenil no
processo de constituição e socialização dos jovens.

JUSTIFICATIVA
O estudo da sociedade por meio da demografia permite,
com base em dados quantificáveis, comparar diferentes
realidades, identificar desigualdades, elaborar hipóteses
sobre as dinâmicas singulares de cada povo e propor
encaminhamentos para a resolução de seus problemas,
como as desigualdades econômica e de gênero.
Compreender os mecanismos de formação e domínio
de territórios e territorialidades contribui para o
desenvolvimento do raciocínio espacial, ou seja, da
habilidade de ler e interpretar o mundo. Saber útil para o
exercício da cidadania para se apropriar dos territórios e
transformá-los, tanto os físicos como os virtuais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BNCC
• Competências e habilidades específicas de Ciências
Humanas e Sociais Aplicadas: Competência 1:
EM13CHS101, EM13CHS103, EM13CHS104,
EM13CHS105 e EM13CHS106; Competência 2:
EM13CHS202, EM13CHS203, EM13CHS204 e
EM13CHS205; Competência 3: EM13CHS304.

TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS
Cidadania e civismo
• Vida familiar e social
• Educação em Direitos Humanos
Economia
• Educação Fiscal
Multiculturalismo
• Diversidade Cultural



A N E X O   A O S   E S T U D O S
DA DEMOGRAFIA

Demografic Transition Model
[ D T M ]

Ler o PDF e resumir a introdução até na linha do tempo - Brasil e Europa.
Na sequência, resumir cada fase da seguinte forma:
Realizar individualmente no caderno.

Primeira fase: ?
Período: ?
Característica da fase (o que ocorreu?): ?
Conclusão de TN, TM e CV: ?

Segunda fase: ?
Período: ?
Característica da fase (o que ocorreu?): ?
Conclusão de TN, TM e CV: ?

Terceira fase: ?
Período: ?
Característica da fase (o que ocorreu?): ?
Conclusão de TN, TM e CV: ?

Quarta fase: ?
Período: ?
Característica da fase (o que ocorreu?): ?
Conclusão de TN, TM e CV: ?



Por fim, para obter a nota do caderno, o aluno deverá ter o registro dos seguintes conteúdos:

1. Conceitos e taxas demográficas;

2. Gráfico de transição com resumo no rodapé;
e
3. Resumo do PDF acima - D T M.


********************* FIM *********************